História do Município de Fernandes Tourinho
Conheça um breve relato sobre a história de Fernandes Tourinho e sua emancipação política administrativa que se deu em 1° de Março de 1963 com a 1ª eleição se realizando no município, em 30 de junho de 1963.
Publicado em 10/09/2015 10:00 - Atualizado em 19/08/2020 14:49
A área ocupada pelo atual município de Fernandes Tourinho fora ocupada originalmente pelos índios Botocudos e Puris, sendo explorada pela primeira vez por Sebastião Fernandes Tourinho, bandeirante descendente do primeiro donatário da capitania de Porto Seguro, Pero de Campos Tourinho. As terras férteis, associadas à proximidade com o Rio Doce, atraíram a vinda dos primeiros habitantes, dentre os quais Sebastião Alves, Celestino Dias, José Augusto Neves e Joaquim Moreira, que deram início à formação do arraial denominado por eles de Itapiru. Eram cultivados principalmente o milho, arroz e feijão, mais tarde tendo sido introduzida a pecuária.
Dado o desenvolvimento da localidade, pela lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, é criado o distrito, denominado Itapiruna e subordinado a Tarumirim. A emancipação é decretada pela lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, constituindo-se pela sede municipal e pelo distrito de Senhora da Penha e instalando-se a 1º de março de 1963. O mesmo decreto também altera a denominação para Fernandes Tourinho, em homenagem ao bandeirante que desbravou a região pela primeira vez.
No princípio do século XX, surgiu na região, um pequeno ponto de carga, mais comumente chamado “Rancho de Tropas”, local de descanso e hospedagem dos viajantes e comerciantes da época que surgiram dos lados de Tarumirim e Caratinga para atingirem a estação ferroviária á margem esquerda do Rio Doce.
Este ponto era chamado então pelos religiosos de ARRAIAL DO BOM JESUS.
Com o passar dos anos e a fixação de famílias no local, se construiu uma igreja e foi oferecida ao padroeiro, pelo proprietário da área, uma gleba de 48 hectares (patrimônio do padroeiro), com o nome de Bom Jesus de Itaperu, que na linguagem indígena significa “Pedra Preta”.
Em 1954, passou o lugar para categoria de Vila, com o nome de Itaperuna. Posteriormente passou para Distrito e seus habitantes foram os sucessores de Joaquim Moreira, Carlos de Barros, etc.
O primeiro professor foi o Senhor Manuel Pereira Neves e o primeiro Padre a celebrar no local foi o Padre Painhos.
Com a Reforma Administrativa do Estado, em 1962/1963, com a Lei n° 2.764, sancionada a 30 de dezembro de 1962, o distrito de Itaperuna foi elevado à categoria de município com o nome de FERNANDES TOURINHO, homenagem prestada ao Bandeirante SEBASTIÃO FERNANDES TOURINHO, que teria desbravado e descoberto todo o curso do Rio Doce, nos idos de 1576.
A emancipação política se deu em 1° de Março de 1963 e a 1ª eleição que se realizou no município, foi em 30 de junho de 1963.
A cidade possui uma agência bancária SICOOB Credi-Rio Doce, Ponto de Apoio do Banco do Brasil (Correios), Ponto de Atendimento da Caixa Econômica Federal (Lotérica) e Agente Autorizado Bradesco (Farmácia).
Na rede de telefonia móvel, Fernandes Tourinho possui Oi e Vivo.
por Comunicação Portal Fácil